sábado, 6 de outubro de 2012

No começo era o desejo...

Ser o sujeito de uma obra de arte é deparar-se com o sujeito que a obra de arte é. É como se fomes de várias naturezas e tamanhos movessem estes sujeitos a ações e objetos que exprimem, materializam e atualizam manifestações intelectuais, fiolosóficas e estéticas. Estas fomes tem um caráter perceptivo, são compostas por saberes intelectuais e emocionais, por afetos, vínculos espaço-temporais, econômicos e socioculturais. E todos estes elementos concorrem para a habilidade de fruir manifestações artísticas. A recepção de uma manifestação de arte se expressa na crítica que se pode constituir sobre ela. Se assim for, quais são os elementos que fazem parte da recepção e que servem à estruturação de uma crítica sobre a manifestação artística? é preciso levar em consideração que uma manifestação artística absorve o seu lugar e a palavra ligada a ela, mas não os preserva, pois ela mesma se completa em si, sem a necessidade da verificação. Embora se torne arte quando alguém a designa assim, costuma ir muito além de tudo o que se possa dizer sobre ela... No caso do fruidor, as propostas de estudo que tem sido desenvolvidas sobre quem ele é, ou deveria ou poderia ser, enfatizam dois aspectos nas suas abordagens, sejam a utilização de leis próprias à psicologia e o entendimento fenomenológico de fatos, buscando relacionar ambos com as implicações estéticas de entrar em contato com processos artísticos, comunicativos e estimuladores, que em si não correspondem a vínculos ou objetivos figurativos fechados. Com o apoio de ideias filosóficas, muitas vezes concorrentes, e da história das coisas, estas propostas estão dispersas e aparecem nas entrelinhas de muitas das teorias da arte. O que parece estimulante agora é buscar compreender o processo de formulação da figura do fruidor no desejo de estranhamento e de comoção que as criações artísticas atuais tem solicitado, e a proposta de auto-compeensão do ser como alvo da manifestação artística. Parafraseando um compositor musical atual, perguntar-se: este sujeito tem fome de quê?


Primeira sugestão de elementos para desenvolver a recepção e a crítica de uma manifestação artística:
Estilo
Estrutura Técnica
Inventividade
Emotividade
Autonomia
Grau de Interação Corporal.

Será que podemos conversar sobre estes elementos?
RG.

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